Copywriting – A arte da Persuasão

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Antes de tudo, precisamos deixar bem claro que o Marketing digital não existe sem esses dois fatores: Copy e Tráfego. O tráfego traz as pessoas para seu site, e a Copy as converte. Você desperta a atenção, cria o interesse, e depois leva para a ação.

Atualmente as pessoas estão lendo como SCANNER, ou seja, leem apenas as HeadLines e os cabeçalhos, se não for interessante o suficiente, elas simplesmente vão abandonar seu site ou produto antes mesmo de saber se ela precisa dele.

Cuidado para não ser aquele vendedor chato, e por isso você precisa quebrar as objeções logo no início, utilizando os gatilhos mentais específicos.

Onde usamos a COPY?

A copy pode (e deve) ser utilizada em todos os meios de comunicação com o possível cliente: Redes sociais, página de captura, página de vendas, vídeos, artigos, e-mail marketing, anúncios, enfim, você deve usar a COPY antes e depois da venda do seu produto.

Quais são os princípios básicos da COPY?

  1. Você deve conhecer muito bem o produto que está divulgando. Quais são os seus benefícios, por que ele é um produto único para seu cliente, qual vai ser a dor que ele vai “curar”, explicar todas as suas características.
  • Saiba que são as pessoas, ou melhor, o público alvo. Quais são as objeções dessas pessoas, quais as suas frustrações (íntimas), como seu produto vai solucionar essas frustrações.
  • Utilize gatilhos mentais para persuadir o Lead, veja alguns exemplos de gatilhos: Reciprocidade, escassez, especificidade, descaso, novidade, culpa, garantia, urgência, entre outros gatilhos que podem ser utilizados para persuadir seu potencial cliente.

O começo do relacionamento

A conversa

A sua comunicação precisa ser bem amigável, com um certo tom de familiaridade.

Esqueça aquela coisa formal, com textos e palavras difíceis de serem absorvidas pelo seu cliente, pois provavelmente ele estará vendo sua mensagem em um momento “particular”, portanto essa mensagem precisa ter o direcionamento individual (um para um).

Utilize bastante palavras como você, sua, seu, nosso. Isso gera uma certa intimidade entre você e quem está lendo a sua mensagem.

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Ao falar com seu cliente, seja o mais específico que puder. Explique e mencione dias, horas, números exatos, etc. Utilize sempre a emoção, e não a lógica.

Relacionamento

É de extrema importância você contar sua história para outros contextos para que haja uma conexão real com seu leitor.

Seja Claro

Quando você se comunica com seu cliente, você deve ser o mais claro possível. Não basta você ficar inventando historinhas e outras coisas para tentar conquistar seu cliente. Hoje nós temos informações suficientes para tirar nossas próprias conclusões

Utilize os LOOPS

Mas que porcaria é essa de Loops?

Os loops são Ganchos ao longo da sua copy, que são utilizados para garantir que seus clientes ficaram até o final.

O loop mais comum é aquele que você abre o diálogo com uma pergunta simples, que normalmente está relacionada a dor do seu cliente, e deixa para responder somente no final.

Sentidos

Aqui nós utilizamos os sentidos para relacionarmos com nosso cliente, para exemplificar utilizamos as palavas “imagine”, “pense”, “sinta”, espera”, “olhe”, “feche seu olhos”, “respire fundo”, etc.

Gatilho da Urgência

Aqui é que muitas pessoas se tornam clientes. Esse talvez seja o melhor gatilho e o mais simples de todos. Você provavelmente já caiu nesse gatilho: “Aproveite agora a promoção, pois acaba hoje”. Isso gera aquela sensação de que realmente vai acabar e somos movidos pela inconsciente.

Gatilho da Escassez

“São apenas 150 vagas, corra e garanta a sua”. Sim aqui você deixa bem claro que sua oferta pode acabar a qualquer momento, pois seu cliente não sabe quantas vagas já foram preenchidas.

Gatilho da Reciprocidade

“É dando que se recebe”. Sim esse gatilho é o meu preferido.

Quando nós recebemos algum presente, parece que surge a sensação de retribuirmos da mesma forma. Já ouvi falar que na pré-história esse era o gatilho que mantinha as pessoas vivas.

Gatilho da prova e presença social

“Poxa, tem bastante gente naquele lanche, então ele é bom”

Parece bem comum isso, e é mesmo! Quando for se comunicar com seu cliente, deixe a percepção que você tem diversas pessoas que já “experimentaram” seu produto, e mostre números reais.

Afinal, com certeza o produto que você está divulgando já obteve resultado, e caso não tenha, procure outro produto, principalmente se você for iniciante.

Gatilho da Autoridade

“Você está na rua, e vê um policial fardado. Sim ele é uma autoridade”. Nós confiamos em autoridades, e isso tende a ser natural.

Mas acontece que a autoridade está nos olhos de quem vê. Como assim? Imagine esse mesmo policial viajando para a china, será que lá ele também tem a mesma autoridade?

Garantia

Transfira a responsabilidade do risco para você. Não deixe seu cliente em dúvida sobre a qualidade do produto. Em via de regra, os produtos que tem garantia estendida são mais procurados pelos consumidores.

Multicanal

“Poxa, esse cara está em todos os lugares que eu vejo, ele deve ser bom mesmo”

Você precisa, e deve estar presente em vários canais, dessa forma seu cliente verá sua autoridade e passará a confiar em você e consequentemente em seus produtos.

Isso geralmente é feito com a diversificação das mídias sociais, e com o posterior remarketing.

Gatilho do Compromisso e coerência

Aqui você deve gerar um comprometimento coerente com seu cliente. Peça para seu cliente digitar um comentário “eu estou comprometido”,  “eu faço parte deste grupo”. Isso vai gerar inconscientemente um comprometimento dele, tornando o processo de compra mais fácil.

Gatilho da Exclusividade

“Ao adquirir o produto X, você participará de um grupo VIP no Whatsapp”

Depois do comprometimento, esse fica mais fácil. Seu cliente vai se sentir exclusivo, VIP, participante de um GRUPO seleto.

Nós seres humanos, temos a necessidade de participarmos de grupos, isso também já vem da época das cavernas.

Gatilho da Novidade

“Veja a nova forma de emagrecimento que os artistas estão fazendo”

Você deve deixar claro que se trata de uma nova técnica, de um novo método que será diferencial para a tomada de decisão de compra do seu cliente

Gatilho da Culpa

“Poxa, eu podia ter aproveitado aquela promoção e não aproveitei”

Isso realmente mexe muito com as pessoas, não precisamos de maiores detalhes

Gatilho do Medo

Esse gatilho tem um certo relacionamento com o gatilho da culpa, pois temos medo de perder uma oportunidade, e se a perdermos sentiremos culpa.

Conexão com seu cliente

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Conexão com seu cliente

É essencial conectar-se com seus cliente, entendendo quais são as suas necessidades e mostrando benefícios para quebrar suas objeções.

Primeiro acabe com as Objeções

Conheça quais as objeções dos seus clientes. As objeções são os principais motivos para que um cliente não consuma seu produto.

Você precisa acabar com as objeções logo no início do seu diálogo, senão tudo será em vão.

Quais são os principais tipos de objeções?

Não vai dar certo… Não acredito nisso…Isso só acontece com ou outros… Eu não quero… Eu não preciso… Agora não… Não tenho dinheiro.

Conte histórias

A história será mais interessante se for de uma pessoa real, em especial você mesmo.

As pessoas gostam de histórias, elas ficam envolvidas e se sentem confortáveis.

Histórias de lutas, conquistas e algo do tipo são as preferidas.

Fora do padrão

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Você pode ser um expert em copy, mas é necessário, as vezes, quebrar o padrão. Isso vai deixar seu conteúdo mais chamativo. As pessoas adoram isso, e com certeza você vai atrair mais a atenção do seu público.

Termos inadequados

“Você não pode me passar isso?”

Veja na frase acima que você está perguntando com um “NÃO”. Isso é totalmente repudiado no mundo do marketing digital.

Sem incentive, pergunte afirmando, e não incentivando uma negativa.

Gostou das dicas, deixe um comentário que terei o enorme prazer em responder.

Abraços e boas vendas

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